O encontro de Irapuan Costa Junior com a poeta portuguesa Rosa Alice Branco em Portugal

18 setembro 2025 às 22h09

COMPARTILHAR
O ex-governador de Goiás e escritor Irapuan Costa Junior, membro da Academia Goiana de Letras, passa parte do ano no Brasil e outra parte em Portugal, em Aveiro, onde aprecia, com sua mulher Suely, frequentar restaurantes e a Livraria Bertrand, a mais antiga do país (a sede do Chiado, em Lisboa).
Em Portugal, a terra de Camões, Fernando Pessoa e Agustina Bessa-Luís, Irapuan e Suely fizeram várias amizades. De alguma maneira, o ex-senador é uma espécie de embaixador cultural informal da cultura brasileira, notadamente da goiana. Não será nenhuma surpresa se, um dia, contribuir para a organização de um encontro de escritores goianos — como Hélverton Baiano, Aidenor Aires, Ademir Luiz, Edival Lourenço, Adalberto Queiroz, Iuri Rincon Godinho, Carlos Willian Leite, entre outros, Delermando Vieira — nas terras lusas.

Irapuan Costa Junior, um estilista da língua portuguesa — era lido pelo linguista português Fernando Venâncio, recentemente falecido —, criou uma espécie de rede cultural-gastronômica em Portugal. Há ao menos um restaurante que colocou um de seus textos num quadro e o exibe, com orgulho, aos fregueses.
Restaurante Tertúlia: embaixada goiana em Portugal
O restaurante Tertúlia, em Aveiro, é uma espécie de embaixada goiana em Portugal. O dono, o português Silvio Tavares, casado com uma brasileira, tem especial carinho com os goianos que aparecem em seu estabelecimento. Lá, os goianos se tornam “portugueses”, sem deixarem, claro, de ser brasileiros.
Sabendo do ingresso do escritor na AGL, Silvio Tavares promoveu um almoço para Suely e Irapuan Costa Junior e a premiada poetisa portuguesa Rosa Alice Branco.
“Foi uma agradável troca de experiências — e de livros com Rosa Alice”, afirma Irapuan Costa Junior.