Irapuan Costa Junior é um grande memorialista

11 março 2023 às 09h27

COMPARTILHAR
Iúri Rincon Godinho
Especial para o Jornal Opção
Se existe um goiano-brasileiro que escreve bem, como estilista da língua, é o ex-governador e ex-senador Irapuan Costa Junior. Claro, conciso e lírico, conta suas lembranças neste livro. Para começar, uma ausência: as histórias de Irapuan enquanto governador nos anos 1970. Uma história: na inauguração da reforma do Teatro Goiânia — feita por ele —, trouxe a bailarina inglesa Margot Fonteyn, o que chamou a atenção do país. Com o apoio do vice-governador José Luiz Bittencourt, publicou em livro a coleção da revista “Informação Goyana”, que foi editada, anos antes, pelo jornalista Henrique Silva. Outra história, agora econômica: o maior distrito industrial de Goiás, o Daia, de Anápolis, foi edificado na sua gestão.
Há um relato impressionante que abre o livro, de uma maldição em uma pequena usina hidrelétrica no interior de Goiás, que junta disputas entre espíritos de índios e brancos.

Irapuan Costa Junior tem memórias maravilhosas de uma Goiânia já consolidada como cidade dos anos 1940 e 1950. Lembra-se, por exemplo, da Kabana, churrascaria histórica na capital, de quem a frequentava e até das conversas que haviam por ali. Repassa uma paixão de juventude, a Jandira, nome de personagem de Nelson Rodrigues, tal como a história.
Apaixonado pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como eu, o ex-governador tem um ângulo diferente sempre que escreve sobre o assunto.
Irapuan Costa Junior é um grande memorialista e uma biografia que falta na historiografia goiana. No momento, ele mora em Aveiro, Portugal, e Goiânia.
Outra virtude que poucos conhecem de Irapuan Costa Junior é seu trabalho como tradutor, por exemplo de Herbert Spencer, filósofo inglês, e contista (chegou a participar de concurso literário em Portugal). E é um dos maiores conhecedores da prosa e da vida de Jack London (cogitou, até, seguir a trilha do escritor nos Estados Unidos para escrever um livro).
Os artigos de Irapuan Costa Junior podem ser lidos, semanalmente, no Jornal Opção, de Goiânia. São imperdíveis.
Iúri Rincon Godinho, escritor e jornalista, é membro da Academia Goiana de Letras.