COMPARTILHAR

O Jornal Opção está publicando uma série de depoimentos de personalidades da cultura de Goiás sobre a Casa de Bariani Ortencio. Qual a importância da Casa de Bariani Ortencio e do escritor para a cultura goiana? O poder público deveria adquirir o imóvel para transformá-lo num espaço cultural de todos os goianos?

Maria Abadia Silva

Escritora

Maria Abadia Silva Foto Divulgação 0k1
Maria Abadia Silva | Foto: Divulgação

O Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortêncio, conhecido como Casa de Bariani, é um espaço de valor histórico, artístico e cultural inestimável. Localizado em Goiânia, o Instituto representa o legado de Waldomiro Bariani Ortêncio (1923–2023) — intelectual, folclorista, dicionarista, escritor, compositor, produtor cultural e referência maior da cultura goiana e brasileira.

A Casa, de arquitetura modernista singular, abriga o acervo pessoal, documental e bibliográfico de Bariani Ortêncio, constituindo um verdadeiro museu da cultura popular goiana e um centro de memória da formação cultural do Centro-Oeste.

Waldomiro Bariani Ortêncio dedicou sua vida, com brilhante sucesso e inigualável capacidade de trabalho, à valorização e difusão da cultura goiana em todas as suas expressões. Autor de mais de 50 obras publicadas, organizou e preservou uma biblioteca com mais de 5 mil volumes, abrangendo temas como folclore, música, culinária, medicina popular e história regional — acervo único em Goiás e no Brasil. Além de pesquisador e escritor, Bariani foi empreendedor cultural pioneiro, atuando na indústria fonográfica, promovendo artistas locais, incentivando novos talentos e contribuindo para a fundação de entidades culturais, como academias de letras e associações artísticas.

Destaca-se sua atuação também na Associação dos Protetores do Bosque dos Buritis (APPB), da qual foi presidente por vários mandatos, tendo liderado o movimento que impediu a destruição de um dos principais patrimônios naturais e afetivos da capital.Por sua contribuição à cultura e à sociedade, Bariani foi reconhecido pela Universidade Federal de Goiás como Doutor Honoris Causa.  Imortal da Academia Goiana de Letras, Cadeira n.9, sua obra constitui um patrimônio imaterial e simbólico que ultrapassa gerações.

A Casa de Bariani pertence, de forma legítima e simbólica, ao povo goiano.

Sua aquisição e preservação pelo Estado representam um ato de reconhecimento histórico e um compromisso com a memória cultural de Goiás. Garantir a permanência deste espaço é assegurar às futuras gerações o acesso à sabedoria popular, à criação artística e ao espírito visionário de Waldomiro Bariani Ortêncio, um dos maiores construtores da identidade cultural do Centro-Oeste brasileiro.

Maria Abadia Silva é integrante da Academia Goiana de Letras.