Depoimento sobre a Casa de Bariani Ortencio — Jacira Rosa Pires (4)

14 outubro 2025 às 09h53

COMPARTILHAR
O Jornal Opção publicará uma série de depoimentos de personalidades da cultura de Goiás sobre a Casa de Bariani Ortencio. Qual a importância da Casa de Bariani Ortencio e do escritor para a cultura goiana? O poder público deveria adquirir o imóvel para transformá-lo num espaço cultural de todos os goianos?
Jacira Rosa Pires
Arquiteta e urbanista

“Situada na praça mais emblemática de Goiânia, sua casa modernista é um marco da arquitetura e da cultura goiana. Suas linhas horizontalizadas abertas refletem o ideário modernista que moldou a capital, enquanto suas paredes guardam o eco das histórias, cantos e personagens do folclore goiano/brasileiro.
“Foi o lar do maior folclorista e escritor de Goiás, que ali transformou o cotidiano em poesia e memória popular em patrimônio. Nesse espaço, o moderno e o ancestral se encontraram: o concreto racional dialoga com a tradição oral. O uso funcional dos espaços, traduz o espírito modernista de uma cidade idealizada para o futuro.
“A relevância patrimonial da casa se amplia por ter abrigado Bariani Ortêncio, cuja obra documenta o imaginário popular de Goiás. Assim, o imóvel não é só um exemplar da arquitetura modernista, mas também da memória cultural, regional e do Brasil, tanto como marco urbanístico como marco historiográfico. Por isso precisa ser preservada. Faz parte de nossa história.”
Jacira Rosa Pires é associada ao Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG), ao Instituto Cultural e Educacional Bernardo Elis (Icebe) e à Academia Feminina de Letras e Artes (Aflag).