Depoimento sobre a Casa de Bariani Ortencio — Geraldo Coelho Vaz (13)
23 outubro 2025 às 08h59

COMPARTILHAR
O Jornal Opção está publicando uma série de depoimentos de personalidades da cultura de Goiás sobre a Casa de Bariani Ortencio. Qual a importância da Casa de Bariani Ortencio e do escritor para a cultura goiana? O poder público deveria adquirir o imóvel para transformá-lo num espaço cultural de todos os goianos?
Geraldo Coelho Vaz
Poeta e prosador

A casa do Bariani Ortencio é uma relíquia que deve ser preservada e conservada, pois faz parte de um ponto da história e do saber cultural da vida de Goiânia.
Eu o conheci no início da década de sessenta do século passado, quando ele ainda morava na Avenida 24 de Outubro, bairro de Campinas, ao lado da loja de sua famosa Paulistinha, onde vendia discos e recebia educadamente os novos pretensos escritores e artistas em geral.
Quando transferiu residência para uma casa mais ampla e maior, localizada na Avenida 82, praça Cívica, ficou assim, mais fácil os nossos encontros para beber um pouco de sua sabedoria em diversos ramos, como na literatura, música, teatro, poesia, folclore, vídeos, usos e costumes do povo goiano, enfim a arte em geral.
Nossa amizade aprofundou-se nas andanças pelo estado e algumas vezes, no eixo Rio-São Paulo, o que resultou o meu convite a ele e a dona Leza para padrinhos do meu casamento.
A casa é um relicário e deve ser preservada para enriquecer a cultura, a memória e a história da tão rica arquitetura de Goiânia, que infelizmente estão impiedosamente arrasando e levando ao chão vermelho do esquecimento.
Vamos à luta pela sua preservação.
Geraldo Coelho Vaz, membro da Academia Goiana de Letras, é poeta, poeta e pesquisador.
