Depoimento sobre a Casa de Bariani Ortencio — Eurípedes Leôncio (12)
22 outubro 2025 às 09h26

COMPARTILHAR
O Jornal Opção está publicando uma série de depoimentos de personalidades da cultura de Goiás sobre a Casa de Bariani Ortencio. Qual a importância da Casa de Bariani Ortencio e do escritor para a cultura goiana? O poder público deveria adquirir o imóvel para transformá-lo num espaço cultural de todos os goianos?
Eurípedes Leôncio
Escritor e crítico literário

A Casa de Bariani Ortencio corporifica a circularidade histórico-política-cultural de Goiânia, sendo ponto de encontro de escritores, músicos, intelectuais, professores, empresários, desportistas, pesquisadores e políticos que buscavam, na sabedoria do paulistinha, a realização efetiva de suas empreitadas culturais na interrelação da jovem Capital com o eixo-Rio São Paulo.
Bariani chegara de São Paulo, em 1938, tornando-se um líder pelo incansável poder da comunicação, da pesquisa e do trabalho, destacando-se como professor, empresário, compositor, escritor, pesquisador e ativista cultural. Fundou e presidiu várias entidades culturais. Foi goleiro do Atlético Goianiense. Lançou, inúmeros músicos goianos nos grandes centros culturais do Brasil.
Nosso maior pesquisador do folclore e da cultura popular. Um notável paulista que adotou Goiânia e espontaneamente transformou sua residência num Centro Cultural e Artístico. Essa Casa que tem tanta representatividade para a cultura regional precisa ser tombada e efetivada como Centro Cultural e Artístico Bariani Ortencio.
Eurípedes Leôncio é professor, escritor, crítico literário e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC GO.
