COMPARTILHAR

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Carlos César Higa é professor da História e, por conta própria, um pesquisador infatigável. Ele está sempre investigando o que o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás guarda entre suas paredes. Lá descobre novidades com frequência, inclusive em jornais já extintos, e envia para colegas e amigos.

Higa, como é conhecido — ele prefere não ser chamado de César, para não ser confundido com o poderoso romano —, é um pesquisador de quase-tudo. Sobre Carlos Lacerda, seu xará histórico, é um bíblia. Sabe tudo. Até o número do sapato e quantas vezes articulou golpes de Estado.

Sua dissertação de mestrado, transformada num excelente livro, é sobre a correspondência de Carlos Lacerda; por sinal, era um dos maiores missivistas do país. Higa o considera um grande político e, sem dúvida, é. Assim como era intelectual, tradutor e editor de livros (criou a Editora Nova Fronteira). E, sim, era um latin lover. Amou, entre outras, as atrizes Maria Fernanda (filha de Cecília Meireles) e Shirley MacLaine. Uma brasileira e uma americana (irmã de Warren Beatty).

Dotado de uma verve terrível, Carlos Lacerda teria dito a um político, supostamente de Goiás, que havia pedido um aparte: “Sempre respeitei o seu sono. Então, respeite o meu discurso”. A frase não é exatamente assim, mas, se quiser saber como é, consulte o Higa.

Sabe os Beatles e o Rolling Stones? Pois bem: Higa sabe tudo sobre as estrelas da música da Inglaterra. E escreve muito bem a respeito dos cantores e músicos.

Há anos, Higa vem escrevendo textos diários no Jornal Opção. São textos sobre história, música e outros assunto.

Os artigos são tão bons que, indexados ou não pelo Google, alcançam uma audiência espetacular. Por que o sucesso? Primeiro, porque Higa escreve bem. Segundo, por escreve se divertindo e para divertir o leitor. Terceiro, porque aborda assuntos de interesse da sociedade.

O jornalista e escritor Iuri Rincon Godinho, que é espírita, afirma, em tom de brincadeira: “Quando o Higa nasceu, um Anjo direito apareceu e disse: ‘Vá, Carlos, vá ser gente boa na vida’”. O Anjo disse ou não? Não sei. O fato é que a “psicografia” do imortal Godinho é precisa.

O presidente da UBE-Goiás, Ademir Luiz, afirma que Higa é o “mestre da simpatia”. O bardo Carlos Willian Leite bradou: “Aposto que tem poesia guardada na gaveta. Ele tem cara de ‘proeta'”.

Se você quiser conhecer os escritos de Higa — Carlos como o “rei” Carlos Drummond de Andrade — não pode perder o lançamento de seu livro “Alguns Dias”, que sai pelas Edições Consorciadas na quarta-feira, 28, na sede da União Brasileira de Escritores-Seção de Goiás, na Rua 21, nº 262, Setor Central.