Cooperativas goianas participam de missão executiva na Suíça

19 setembro 2025 às 19h33

COMPARTILHAR
O Sistema OCB/GO lidera uma missão de cooperativas goianas de crédito à Suíça, que ocorre de 20 de setembro a 4 de outubro, com o objetivo de capacitação executiva na Universidade de St. Gallen. A viagem, comandada pelo presidente Luís Alberto Pereira, inclui imersão em temas como governança, negócios e mercado financeiro, além de visitas técnicas a cooperativas locais. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização do cooperativismo goiano.
“Vamos conhecer experiências de sistemas de dois importantes grupos financeiros europeus com raízes no cooperativismo de crédito, Raiffeisen e Crédit Agricole, o que certamente agregará conhecimentos importantes para melhorar ainda mais a governança de nossas cooperativas de crédito, com consequente aumento da competitividade”, afirmou Luís Alberto Pereira.
Segundo ele, a Universidade de St. Gallen, reconhecida pela excelência acadêmica, pode contribuir como uma alavanca para a modernização da gestão do cooperativismo em Goiás. “Além disso, a internacionalização do conhecimento não é luxo – é necessidade. Trazer novas experiências para Goiás é como enxergar o cooperativismo com novas lentes, mais modernas, mais ousadas, mas sempre fiéis ao princípio da cooperação”, destacou.
Luís Alberto Pereira também comentou sobre missões internacionais anteriores e os impactos já incorporados pelas cooperativas goianas. “Temos, sempre que possível, promovido ou participado de missões internacionais e propiciado a presença de dirigentes de nossas cooperativas. Entre elas, destaco a viagem ao Vale do Silício, nos EUA, além de China, Portugal, Alemanha e recentemente à Índia. Na missão anterior à Índia, conhecemos a IFFCO, maior cooperativa do país e fabricante do Nanofertilizante, com quem a nossa Cooperativa Central Rede estabeleceu contatos comerciais e já representa o produto na nossa região”, disse.
Ele acrescentou que essas viagens têm aberto oportunidades de exportação e parcerias em diversas áreas. “Mais recentemente, estamos costurando uma parceria na área de laticínios com uma empresa sediada no Japão e estudando a possibilidade de exportação de grãos e outros produtos para a Arábia Saudita”, explicou.
O presidente do Sistema OCB/GO reforçou o compromisso da instituição com a expansão do mercado para o cooperativismo goiano. “É uma diretriz do sistema OCB/GO facilitar e colaborar na abertura e acesso ao mercado do cooperativismo goiano. Com certeza continuaremos atuando nesta linha, inclusive pensando na produção oriunda das pequenas cooperativas. O mercado europeu está no nosso radar para os próximos anos, principalmente com o fechamento do acordo com o Mercosul”, concluiu.
Leia também: