A porta de emergência de um Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines se soltou em voo nesta sexta-feira, 5, nos Estados Unidos. A aeronave com 171 passageiros e 6 tripulantes sofreu uma descompressão e precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto de Portland. Apesar da situação, ninguém ficou ferido.

A situação ocorreu durante a fase de subida, após a decolagem em Portland, no Estado de Oregon. A cerca de 15 mil pés de altitude, a porta de emergência se soltou da aeronave e causou a descompressão. Passageiros registraram o momento em que o 737 Max 9 retornava para o aeroporto após a situação. Veja vídeo:

Por conta da configuração da aeronave, a saída de emergência em questão estava desativada. A configuração é somente utilizada em versões de alta densidade de passageiros. Entretanto, a companhia aérea só utiliza aviões com versões de densidade que são menores.

Depois do problema, a Alaska Airlines anunciou que aterrou todas as aeronaves do modelo como medida de precaução. Todos os aviões serão inspecionados em parceira com a Agência Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês). Eles só retornarão para a ativa após os procedimentos, segundo a companhia.

É importante ressaltar que a aviação comercial continua a ser o meio de transporte mais seguro entre todos e que as empresas do ramo se submetem às mais rigorosas fiscalizações e regras de manutenção, o que tem contribuído para reduzido ano a ano o índice de incidentes e sua letalidade.