Vencedora do Nobel de Literatura ingressa em boicotes contra Israel e Alemanha
19 janeiro 2024 às 07h37

COMPARTILHAR
Vencedora do prêmio Nobel de Literatura, a escritora Annie Ernaux pretende apoiar a Palestina e participar de boicotes em favor da causa. Ela participa do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), contra Israel. Além do Strike Germany, com outros 500 artistas, contra o apoio da Alemanha ao Estado Judeu.
Aos 83 anos, essa foi a primeira vez que a francesa se manifestou sobre questões envolvendo a geopolítica mundial. Ela também afirmou que os dois países estavam usando as instituições culturais para silenciar a voz do povo palestino.
Segundo a rede de televisão do Catar Al Jazeera, Ernaux havia se compromissado anteriormente em pressionar pela fim da ocupação dos territórios da Palestina por Israel. Ao mesmo tempo, ainda ajudar na lutar por liberdade, justiça e igualdade para os palestinos.
Anteriormente, a escritora teve o visto negado para entrar na Argélia após assinar um artigo que pedia a libertação do jornalista argelino Ihsane El Kadi. Ele foi condenado a sete anos de prisão por “receber financiamento capaz de ameaçar a segurança do Estado”.
