Últimas palavras do papa emérito Bento XVI foram “declaração de amor”

02 janeiro 2023 às 10h33

COMPARTILHAR
Em suas últimas palavras antes de morrer, em um mosteiro do Vaticano, o papa emérito Bento XVI, fez uma declaração de amor incomum para os atuais padrões ocidentais, mas que resume a dedicação da vida dos sacerdotes: “Senhor, eu te amo!”, pronunciou, em italiano, o pontífice, em seu momento final.
Quem revelou foi o enfermeiro que o acompanhava durante a madrugada de sua morte. Eram aproximadamente 3 horas (horário de Brasília) de 31 de dezembro, de acordo com a nota do Vaticano. Bento XVI morreria pouco depois, mais precisamente às 5h34.
O funeral do papa emérito será presidido por seu sucessor, Francisco, na quinta-feira, 5, a partir das 5h30, também no horário de Brasília, na Praça São Pedro, no Vaticano.
O alemão Joseph Ratzinger foi o braço-direito de João Paulo II, a quem sucedeu adotando no nome de Bento XVI, em abril de 2005. Ele foi o primeiro pontífice em quase 600 anos a renunciar ao cargo, em 2013.