Ucrânia ataca ponte que liga a Rússia à Crimeia com explosivos subaquáticos; vídeo

03 junho 2025 às 11h44

COMPARTILHAR
A Ucrânia informou nesta terça-feira, 3, que a ponte que liga a Rússia à Península da Crimeia foi detonada com explosivos plantados debaixo d’água. Este é o terceiro ataque à linha de suprimento, vital para a permanência das forças de Moscou no território apropriado, desde o início da guerra, em 2022. O ataque ocorre dias depois da ofensiva ucraniana com drones contra bases aéreas russas.
O serviço de segurança ucraniano, o SBU, informou no Telegram que seus agentes usaram 1.100 quilos de explosivos para danificar os pilares subaquáticos que sustentam a ponte de Kerch, às 4h44 da manhã. As autoridades russas não responderam imediatamente às alegações da Ucrânia. O tráfego na ponte foi temporariamente suspenso, anunciou a operadora da ponte em sua conta oficial no Telegram.
A Península da Crimeia é uma região ocupada ilegalmente pela Rússia desde 2014. Segundo o chefe do SBU, tenente-general Vasyl Malyuk, informou no Telegram: “Nenhuma instalação russa ilegal tem lugar no território do nosso Estado”. O chefe disse ainda que “A Ponte da Crimeia é um alvo absolutamente legítimo, especialmente considerando que o inimigo a utilizou como artéria logística para abastecer suas tropas. A Crimeia é a Ucrânia, e qualquer manifestação de ocupação receberá nossa resposta firme”, acrescentou Vasyl Malyuk.