COMPARTILHAR

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou neste último domingo, 6, que deve impor uma taxa de importação adicional de 10% aos países que se alinharem ao grupo político do Brics — entente formada por 11 países com os principais membros: Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. 

De acordo com o mandatário norte-americano, o grupo de interesses exibe políticas “anti-americanas” que são contra os interesses estratégicos dos EUA. Até o momento, não houve o anúncio de que uma nação sofrerá com a alíquota adicional, contudo, é esperado que os membros do Brics sejam impactados pela taxa. “Não haverá exceções a essa política”, afirma na publicação.

Enquanto isso, as negociações comerciais para contornar as medidas tarifárias anunciadas pelo republicano em abril — conhecidas como o “tarifaço” — têm o prazo final para a próxima quarta-feira, 9. Em seguida, o tarifaço deve entrar em ação no próximo dia 1º de agosto. O Brasil, assim como a maioria dos países dentro da lista, deve ser incidido com uma tarifa única de 10%.

Leia também:

Brasil busca convencer China a reabrir mercado após controle da gripe aviária

Goiás inicia semana com sol forte e alerta para baixa umidade