COMPARTILHAR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o empresário Elon Musk e sugeriu, nesta terça-feira (1º), a possibilidade de deportação do bilionário dono da Tesla e da rede social X. “Vamos dar uma olhada nisso”, disse o republicano ao ser questionado por jornalistas sobre a situação, durante visita à nova prisão para imigrantes na Flórida.

A nova tensão teve início após Musk criticar duramente, nas redes sociais, o projeto de lei orçamentária apoiado pelo governo, classificando-o como “ultrajante e cheio de carne de porco”. Em resposta, Trump afirmou que Musk só teve sucesso graças aos subsídios federais e que, sem eles, teria que “voltar para casa, na África do Sul”.

Trump também mencionou o DOGE — possível referência ao Departamento de Energia — como uma agência que poderia “voltar e devorar Elon”, insinuando uma investigação sobre o empresário. Em comentários na Truth Social, plataforma criada por ele, Trump disse que Musk poderia perder muito mais do que apenas os incentivos aos veículos elétricos.

Os dois já haviam se desentendido em outras ocasiões, mas haviam firmado uma trégua política recentemente. Agora, o embate se intensifica após Musk anunciar que pretende formar um “terceiro partido” e punir politicamente quem apoiar o projeto de lei.