Tragédia: jogador de grandes clubes europeus foi vítima de terromoto na Turquia

18 fevereiro 2023 às 12h40

COMPARTILHAR
Atacante revelado pelo Porto e com atuações pelo Chelsea, dois dos grandes clubes da Europa, Christian Atsu, de 31 anoa, foi encontrado morto sob os escombros do prédio de alto padrão onde morava, em Hatay, no sul da Turquia. A região foi devastada pelo forte terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, assim como outras partes do país e também da Síria, no início do mês.
O Hatayspor chegou a divulgar que o ex-jogador da seleção de Gana tinha sido resgatado com vida dos escombros no dia 7 de fevereiro, um dia após o terremoto. Posteriormente, foi informado que o atleta seguia desaparecido.
Segundo um dirigente, Atsu estava para deixar o clube dias antes da tragédia, uma vez que estava tendo poucas oportunidades no time titular. No entanto, ganhou uma nova chance e começou jogando contra o Kasimpasa, em 5 de fevereiro, fazendo inclusive o gol da vitória nos acréscimos da partida.
“Antes do jogo com o Gaziantep (no dia 1º de fevereiro), ele disse ao treinador que queria ter mais tempo de jogo. Perguntou se podia sair, se encontrasse uma equipe. O Volkan (Demirel, técnico do Hatayspor) aceitou o pedido. Ele não jogou nesse jogo (contra o Gaziantep), e tinha uma passagem para viajar para França após o jogo seguinte (com o Kasimpasa). Ia ver a família. Mas o treinador lhe deu uma oportunidade com o Kasimpasa e o Atsu respondeu muito bem, marcando no fim”, contou Fatih Ilek, diretor de futebol do Hatayspor.
No dia seguinte, aconteceria o terremoto que o mataria.
Atsu foi formado nas categorias de base do Porto, clube multicampeão de Portugal, e também defendeu Rio Ave, Chelsea, Newcastle, Málaga, Vitesse, Everton, Bournemouth e Al Raed, antes do Hatayspor, onde chegou no ano passado.
Em nota oficial, o Hatayspor lamentou a morte do seu atleta e informou que o corpo está sendo transportado para Gana, onde ocorrerá o funeral. Chelsea e Porto também soltaram notas oficiais de condelências.