COMPARTILHAR

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o sudeste das Filipinas na manhã desta sexta-feira, 10, matando pelo menos seis pessoas. O epicentro foi registrado a 47 km da cidade de Manay, no mar, provocando deslizamentos e danos em prédios na província de Davao Oriental. Um alerta de tsunami foi emitido e seis províncias evacuaram áreas costeiras, mas as ondas não representaram perigo.

O país ainda se recupera de outro tremor, de magnitude 6,9, ocorrido em 30 de setembro no centro das Filipinas, ao norte da ilha de Cebu, que deixou 74 mortos — o maior número de vítimas por terremoto no país desde 2013.

O arcebispo de Cebu, dom Alberto Uy, destacou a mobilização de voluntários e a atuação de organizações como a Caritas no auxílio aos desabrigados. “Vemos pessoas se doando sem reservas, atuando em hospitais e campos de refugiados, um testemunho comovente de solidariedade”, afirmou. Dom Uy tem visitado as comunidades afetadas para trazer conforto e encorajamento.

As Filipinas estão localizadas no “Círculo de Fogo” do Pacífico, região de intensa atividade sísmica e vulcânica. Além de terremotos e erupções, o país sofre anualmente cerca de 20 tufões e tempestades tropicais, tornando a preparação e a resposta a desastres naturais uma prioridade para autoridades e voluntários.