Redução das tarifas está na “direção correta”, diz Alckmin
15 novembro 2025 às 12h49

COMPARTILHAR
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, em coletiva neste sábado, 15, que o governo brasileiro considera positiva a decisão dos Estados Unidos de reduzir em 10% as tarifas sobre mais de 200 produtos alimentícios. Segundo ele, a medida vai na “direção correta”.
De acordo com Alckmin, a mudança pode impulsionar o comércio bilateral, já que, em 2024, as exportações brasileiras de alimentos para o mercado norte-americano representaram 23% do total, movimentando cerca de US$ 40 bilhões — fazendo dos EUA o terceiro principal destino dos produtos do Brasil.
A redução tarifária foi anunciada na última sexta-feira, 14, pelo presidente Donald Trump, por meio de uma ordem executiva, instrumento equivalente a um decreto presidencial.
Apesar do avanço, Alckmin destacou que o governo brasileiro seguirá trabalhando para derrubar a sobretaxa de 40% aplicada pelos EUA sobre determinados produtos, tema que classificou como uma “distorção”.
Ele também reforçou o papel do diálogo direto entre os chefes de Estado. “A conversa do presidente Lula com o presidente Donald Trump foi muito importante para avançarmos no diálogo e na negociação”, afirmou.
Leia também: As principais revelações dos documentos de Epstein que citam Trump
