Pintor descobre mensagem de 120 anos escondida em uma garrafa na Austrália

03 agosto 2025 às 10h30

COMPARTILHAR
Um pintor do centro histórico do farol da Ilha Bruny, na Austrália, descobriu uma mensagem na garrafa de mais de 120 anos escondida na estrutura. O especialista Brian Burford fazia a manutenção de rotina do patrimônio histórico tombado quando descobriu o artefato escondido em um buraco de uma parede de um farol, localizado em uma ilha remota da Tasmânia.
Segundo com Annita Waghorn, gerente de patrimônio histórico do Tasmania Parks and Wildlife Service (Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia, em português), ao jornal britânico The Guardian, o objeto foi descoberto na sala de lanterna — local mais elevado de um farol que guarda as lentes e a luz de navegação — quando Burford se deparou com um brilho estranho em uma das paredes do farol. “Ele estava tão animado que me ligou e disse que encontrou uma mensagem em uma garrafa,”, disse Waghorn.
Ainda segundo Waghorn, a mensagem foi escrita a mão em meados de 1903 por um supervisor e inspetor de faróis, JR Meech, que, na época, era encarregado de fiscalizar a reforma do local que contou com novas estruturas como: uma escada, piso, sala de lanternas e uma lente. Da mesma forma, o jornal aponta que Meech era um representante do Conselho Marítimo de Hobart e responsável por supervisionar a restauração de outros faróis da ilha da Tasmânia, incluindo Cape Sorell, Ilhas Maatsuyker, Ilhas Tasman, Table Cape e Mersey Bluff.
A remoção da mensagem contou com a ação de conservadores do Museu e Galeria de Arte da Tasmânia, devido à idade do artefato. Conforme divulgado, a tampa e a rolha da garrafa foram submersos em betume, material usado como verniz e base de pintura, mas a forma concentrada pode ser usada como selo.
A equipe de conservadores, liderados por Cobus van Breda, conta os desafios de remover a carta pela presença do material pela possibilidade de danificar ou até mesmo contaminar o papel já envelhecido com o material. “Tivemos que remover o betume do topo da rolha e, em seguida, trabalhar cuidadosamente ao redor da rolha para destacá-la do vidro, pois a rolha havia sido mergulhada na substância”, explicam. “O próximo desafio era tirar a mensagem da garrafa. Ele havia sido dobrado de uma maneira que tornava bastante desafiador retirá-la pelo gargalo estreito da garrafa sem o danificar.”
Com a remoção, a gerente Waghorn planeja expor a mensagem em uma vidraça para turistas que visitarem o farol.
Leia também: Moraes afirma que julgamento do plano golpista termina ainda neste semestre
Receita Federal lança leilão com iPhones, veículos e produtos eróticos