Massachusetts elege a primeira governadora lésbica dos Estados Unidos

09 novembro 2022 às 09h07

COMPARTILHAR
A procuradora-geral do Massachusetts, Maura Healey é a primeira governadora eleita abertamente lésbica dos Estados Unidos. A democrata derrotou o republicano Geoff Diehl durante as “midterms” no estado da região da Nova Inglaterra. Com a vitória, ela conseguiu virar um dos estados americanos que tinham um governador da “The Grand Old Party”.
“Nós conseguimos, Massachusetts”, disse a nova governante eleita, por meio do Twitter, após a vitória. Com a vitória, Healey promete um governo com aumentos dos gastos nas áreas sociais, principalmente em habitação, energia e sistema de saúde.
A democrata foi eleita com 63,2% do eleitorado do estado, ou seja, foram mais de 1,3 milhão de votos. Enquanto o segundo colocado, Diehl, ficou com 35,2% dos eleitores. Por fim, Kevin Reed, do Partido Libertário, ficou em terceiro com 1,6%.
O atual governador do Massachusetts, Charlie Baker (Republicano), optou em não concorrer ao terceiro mandato. O chefe de Estado justificou que pretende passar mais tempo com a família após oito anos de mandato.