Imagens divulgadas pela Reuters nesta segunda-feira, 5, mostram Nicolás Maduro sendo transferido horas antes da audiência marcada para as 14h (horário local). Segundo o The New York Times, Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram levados do Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, para um tribunal federal em Lower Manhattan.

Maduro e Flores responderão a acusações de envolvimento com o chamado “Cartel de los Soles”, apontado como organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas da América do Sul para os Estados Unidos. Cilia Flores também é alvo das acusações.

A Casa Branca classificou organizações de tráfico de drogas como terroristas e incluiu o “Cartel de los Soles” nessa categoria. Pesquisadores contestam essa classificação e afirmam que o grupo não possui hierarquia definida, funcionando como uma rede que reúne militares e atores políticos venezuelanos. Ainda assim, há indícios de que Maduro teria se beneficiado de uma estrutura de “governança criminal híbrida” no país.

Situação atual

Após a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu a Presidência interina da Venezuela por decisão do Tribunal Supremo de Justiça, com a justificativa de garantir a continuidade administrativa e a defesa nacional. As Forças Armadas da Venezuela reconheceram Rodríguez como presidente interina por 90 dias, com apoio do ministro da Defesa, Vladimir Padrino.

O ex-presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos estão “no comando” da Venezuela após a captura de Maduro e disse que o país lida com a nova liderança interina em Caracas. Ao ser questionado, reforçou: “Isso significa que nós estamos no comando.”