Homem fantasiado de Batman protesta contra atuação do ICE em reunião na Califórnia
30 janeiro 2026 às 08h56

COMPARTILHAR
Um homem não identificado, vestido com uma fantasia completa do personagem Batman, protestou durante uma reunião do Conselho Municipal de Santa Clara, na Califórnia, na última terça-feira, 27. Ele cobrou que as autoridades locais adotem medidas contra a atuação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) antes da realização do Super Bowl, marcado para 8 de fevereiro na cidade.
Durante o período destinado à participação do público, o manifestante bateu no púlpito e questionou a inação do conselho. Segundo ele, a cidade teve meses para se preparar para o evento esportivo, enquanto pessoas continuam morrendo diariamente em decorrência das ações de agentes federais de imigração. Em menos de um mês, dois imigrantes foram mortos em Minneapolis durante abordagens do ICE, casos que impulsionaram uma nova onda de protestos no estado.
A Califórnia, reduto democrata e lar de uma das maiores populações de imigrantes dos EUA, tem registrado diversas manifestações contra a política migratória adotada pelo governo do então presidente Donald Trump. Em seu discurso, o homem questionou se os vereadores seriam capazes de dizer a seus filhos que fizeram tudo o que estava ao alcance deles para proteger colegas de escola, familiares e a comunidade.
O protesto ocorreu um dia após autoridades americanas confirmarem à imprensa que agentes do ICE seriam mobilizados durante o Super Bowl. A decisão ganhou ainda mais repercussão por causa da atração musical do evento deste ano, o cantor porto-riquenho Bad Bunny. A escolha do artista foi criticada por apoiadores de Trump e, dias depois do anúncio, um assessor do Departamento de Segurança Interna afirmou que agentes de imigração estariam presentes no campeonato.
Bad Bunny já havia declarado à revista britânica i-D que evitou fazer turnês nos Estados Unidos com seu álbum mais recente por receio de operações do ICE em seus shows, embora tenha se apresentado em Porto Rico, território americano.
Durante a reunião, o manifestante exigiu que o conselho municipal garantisse que nenhum recurso da cidade fosse destinado ao ICE e que não houvesse cooperação com o órgão. Ele classificou os vereadores como covardes e afirmou que, caso não agissem, estariam traindo todas as pessoas que vivem no país, independentemente de sua situação migratória.
Encerrando sua fala de forma contundente, o homem disse não estar implorando, mas exigindo que as autoridades demonstrassem o mínimo de coragem diante da gravidade da situação.

