Filho de Ali Khamenei sobrevive a bombardeio de EUA e Israel no Irã
04 março 2026 às 07h45

COMPARTILHAR
Mojtaba Khamenei sobreviveu aos bombardeios realizados pelos Estados Unidos e por Israel contra o Irã que mataram seu pai, o aiatolá e líder supremo iraniano Ali Khamenei, além de outras autoridades do alto escalão do governo. A informação foi confirmada por duas fontes iranianas à agência Reuters nesta quarta-feira, 4.
Segundo a agência, Mojtaba é visto dentro do regime iraniano como um dos principais candidatos a suceder o pai no cargo de líder supremo.
A confirmação de que ele está vivo ocorreu pouco antes de a Assembleia de Especialistas do Irã — composta por 88 aiatolás responsáveis por escolher o líder supremo — afirmar que está “perto de uma decisão” sobre quem ocupará o cargo.
Mojtaba Khamenei, conhecido por manter perfil discreto dentro da República Islâmica, não é visto em público desde sábado, quando o ataque conjunto dos EUA e de Israel atingiu o complexo do líder supremo em Teerã. No bombardeio, Ali Khamenei, de 86 anos, e Zahra Haddad Adel, esposa de Mojtaba, morreram.
Nos bastidores do poder iraniano, o nome de Mojtaba já vinha sendo citado como possível sucessor do pai. A hipótese, porém, já foi criticada por analistas e opositores, que veem no processo uma possível transformação do sistema teocrático iraniano em uma espécie de sucessão familiar.
Com a morte de Ali Khamenei e de sua esposa durante o conflito com EUA e Israel — considerados mártires por setores mais conservadores — a posição de Mojtaba pode ter se fortalecido entre os integrantes da Assembleia de Especialistas.
Quem assumir o cargo passará a comandar as Forças Armadas do Irã em meio ao conflito e terá influência sobre o programa nuclear do país, incluindo o estoque de urânio altamente enriquecido.
Nascido em 1969 na cidade de Mashhad, Mojtaba cresceu durante o período de oposição de seu pai ao xá Mohammad Reza Pahlavi, deposto na Revolução Islâmica de 1979. Após a revolução, a família se mudou para Teerã.
Ele também participou da Guerra Irã-Iraque em uma unidade ligada à Guarda Revolucionária. Após a ascensão de Ali Khamenei ao posto de líder supremo, em 1989, a família passou a ter forte influência política e acesso a grandes recursos controlados por fundações estatais iranianas.
Guerra entre EUA, Israel e Irã
Os bombardeios que mataram Ali Khamenei ocorreram no sábado, 28, quando Estados Unidos e Israel lançaram um grande ataque contra o Irã. Explosões foram registradas em Teerã e em outras cidades do país.
Além do líder supremo, integrantes da cúpula militar e do governo iraniano também morreram. Segundo o Crescente Vermelho do Irã, quase 800 pessoas foram mortas desde o início dos ataques.
Em resposta, o Irã lançou mísseis contra Israel e contra bases militares norte-americanas no Oriente Médio. A troca de ataques continua com bombardeios diários na região.
Os Estados Unidos informaram que seis militares do país morreram desde o início do conflito. O presidente Donald Trump afirmou que o país irá retaliar.
“Infelizmente, haverá mais mortes antes que a guerra acabe, mas os Estados Unidos vão vingar seus mortos”, declarou.
Leia também: Quem vai ficar com a fortuna de mais de 1 trilhão de Ali Khamenei?

