Os Estados Unidos devem realizar nesta terça-feira, 08, as “midterms”, eleições parlamentares que ocorrem na metade do mandato presidencial. O pleito renovará todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e 35 do Senado, além de eleger novos 36 novos governadores entre os 50 estados. A expectativa histórica é que o atual presidente Joe Biden perca apoio no legislativo.

Biden até o momento possui maioria democrata no Congresso e o último presidente que não perdeu a maior parte nas duas Casas foi George W. Bush durante o primeiro mandato. Ou seja, historicamente os americanos tendem a votar no partido contrário ao que pertence o governante no poder.

Entretanto, segundo o site Politico, apesar do cenário apontar favoritismo dos Republicanos na Câmara Inferior, a situação da Superior ainda é uma incógnita. Já o Partido Democrata deverá ter maioria entre os governadores, por uma vantagem mínima.

Como resultado, a maioria republicana poderá pavimentar um retorno do partido para o poder em 2026. Dessa forma, caso concorra, Donald Trump poderá ganhar força para retornar à Casa Branca.