EUA enviarão sistema antimísseis para Israel, diz Pentágono
14 outubro 2024 às 07h50

COMPARTILHAR
Os Estados Unidos informaram neste domingo, 13, que vão enviar para Israel um avançado sistema de defesa antimísseis e soldados norte-americanos para operá-lo, em uma tentativa de reforçar as defesas aéreas do país na sequência do ataque iraniano com mísseis.O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que estava enviando o sistema “para defender Israel”.
O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, disse que a implantação de uma bateria de área de defesa de alta altitude (THAAD) reforçaria o sistema de defesa aérea integrado de Israel.
“Faz parte do ajuste mais amplo que o exército dos EUA tem feito nos últimos meses para apoiar a defesa de Israel e proteger os norte-americanos de ataques do Irã e de milícias alinhadas com o Irã”, disse Ryder em comunicado.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, advertiu mais cedo neste domingo que os Estados Unidos estavam colocando as vidas de seus soldados “em risco ao deslocá-los para operar sistemas de mísseis dos EUA em Israel”.
O Irã lançou mísseis e drones contra Israel em abril. Depois, em 1º de outubro, o Irã disparou mais de 180 mísseis balísticos contra Israel em meio a uma escalada nos combates entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, no Líbano. Muitos foram interceptados em voo, mas alguns penetraram nas defesas antimísseis.
- Leia também: Conflitos intermináveis em prol de quê?