Esposa de Alexandre de Moraes é sancionada pela Lei Magnitsky

22 setembro 2025 às 12h43

COMPARTILHAR
Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, deve ser sancionada pela Lei Magnitsky, anunciou o governo dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 22. Segundo publicação no site do Departamento de Tesouro americano, as sanções foram aplicadas contra a empresa LEX – Institutos de Estudos Jurídicos, que tem Viviane e filhos como sócios. O ministro já havia sido sancionado em 30 de julho.
A norma permite a imposição de sanções internacionais sem a necessidade de condenação judicial formal, com base apenas em atos administrativos respaldados por relatórios de órgãos oficiais ou entidades internacionais. A Lei Magnitsky não impõe obrigações ao Brasil, mas tem consequências no país em função da integração do sistema Swift pelo mundo. É uma sanção que acontecerá nos EUA, para empresas que executem operações em dólar com sancionados como Alexandre e Viviane de Moraes
A lei proibe de transações financeiras via sistema bancário americano, afetando inclusive ativos dolarizados fora dos EUA; bloqueio de cartões de crédito internacionais emitidos por empresas com sede nos Estados Unidos. Ainda a proibição de entrada no território americano para os indivíduos sancionados e o impedimento de realizar negócios com empresas ou cidadãos americanos. Há também a possibilidade de suspensão de contas em plataformas digitais sediadas nos EUA, como:
- Google (Gmail, YouTube, Google Drive, Google Pay)
- Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp)
- Amazon
- Apple (iCloud, App Store, Apple Pay)
Essas empresas são obrigadas por lei a monitorar e restringir qualquer atividade digital ou financeira relacionada a indivíduos sancionados, sob pena de penalidades próprias.
