COMPARTILHAR

Em um ataque noturno na madrugada desta segunda-feira, 18, 140 drones russos foram lançados contra cidades ucranianas causando a morte de dez pessoas, e deixa mais de 20 feridos, enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viaja a Washington para ouvir um acordo de paz entre as duas nações. Ainda segundo o governo ucraniano, uma criança foi vítima do bombardeio russo. 

Os ataques teriam atingido as cidades de Kyiv, capital ucraniana, Donetsk, Kharkiv, Sumy, Dnipropetrovsk e Odessa. Dos 140 drones com ogivas, apenas 88 foram interceptados pela defesa ucraniana.  

A ofensiva ocorreu no mesmo dia em que Zalensky viaja com uma comitiva de líderes europeus à Casa Branca para negociar um acordo de paz pela guerra que é travada desde fevereiro de 2022. 

Negociação em Washington

Em uma reunião anterior, o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, havia negociado um acordo com o presidente russo Vladimir Putin, ao qual teria acordado em medidas de seguranças “robustas” a fim de preservar a paz local. Contudo, em entrevista, afirmou que a reconquista de território ucranianos, como a Crimeia, e a entrada à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estava “fora de questão”. 

A retomada dos territórios ocupados pela Rússia é uma das principais demandas do governo ucraniano para firmar um acordo de paz, além de garantias de que países aliados integrariam um pacto para afastar as futuras agressões russas junto a Ucrânia, como uma área desmilitarizada e fiscalizada por países da OTAN.

Fonte: Governo da Ucrânia

Leia também: Após análise, Mabel anuncia instalação de ponto por reconhecimento facial na Prefeitura de Goiânia

Governo Lula prepara resposta a investigação dos EUA e crise diplomática se intensifica