Café produzido no cerrado mineiro é eleito o melhor do mundo em teste cego internacional

25 novembro 2023 às 17h00

COMPARTILHAR
A fazenda São Mateus Agropecuária, fornecedora do café produzido pelo Grupo BMG, ganhou o prêmio “Best of the Best”, promovido pela italiana Illycaffè. O júri independente formado por especialistas de todo o mundo durante degustação às cegas julgou os grãos colhidos na fazenda São Mateus Agropecuária foram os melhores da colheita de 2022-2023.
O diretor do Grupo BMG, Eduardo Dominicale, recebeu o prêmio entregue pelo CEO da Illycaffè, Andrea Illy, em uma cerimônia em Nova York. O reconhecimento é resultado do investimento da Fazenda em processos internos que elevam a qualidade do produto, segundo explicou Dominicale. “Adotamos a agricultura regenerativa, que, entre outros benefícios, melhora a fertilidade do solo e aumenta a biodiversidade dos ecossistemas, o que traz impactos positivos ao produto final que chega ao consumidor.”
O grão vencedor foi o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, e disputou com 27 produtores de países como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, entre outros. Os lotes foram analisados nos laboratórios de controle de qualidade da illycaffè a partir de critérios como riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio do seu sabor e intensidade do seu aroma. A premiação, criada em 1991, é uma iniciativa de valorização da cafeicultura que visa a qualidade e sustentabilidade.