Bombardeio atinge hospital em Gaza e mata 20 pessoas; 4 jornalistas estão entre as vítimas

25 agosto 2025 às 08h36

COMPARTILHAR
Um ataque aéreo de Israel contra o Hospital Nasser, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, deixou ao menos 20 mortos nesta segunda-feira, 25, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo Hamas. Entre as vítimas estão quatro jornalistas, um deles contratado pela agência de notícias Reuters.
A Reuters confirmou a morte de Hussam al-Masri, que operava uma transmissão ao vivo a partir do hospital no momento do primeiro ataque. A transmissão foi interrompida abruptamente quando o míssil atingiu o local. O fotógrafo Hatem Khaled, também colaborador da agência, ficou ferido.
Testemunhas relataram que o hospital foi atingido por dois mísseis, com intervalo entre eles. O segundo ataque ocorreu quando equipes de resgate, jornalistas e civis tentavam socorrer as vítimas do primeiro bombardeio.
O Exército israelense confirmou a ofensiva, mas afirmou que não tinha jornalistas como alvo. O gabinete do premiê Benjamin Netanyahu não comentou o episódio.
A emissora Al Jazeera informou que um de seus profissionais também morreu no bombardeio. No início de agosto, outros cinco jornalistas da rede já haviam sido mortos em ataques israelenses. Israel alega que parte desses profissionais teria ligação com o Hamas, o que a emissora nega.
Em comunicado, a Reuters lamentou profundamente a morte de seu colaborador e pediu assistência médica imediata para Khaled.
Estamos devastados com a notícia da morte de Hussam al-Masri e dos ferimentos de Hatem Khaled em ataques israelenses ao hospital Nasser. Estamos buscando urgentemente mais informações e pedimos apoio das autoridades em Gaza e em Israel”, disse um porta-voz da agência.
O ataque acontece em meio à intensificação da ofensiva israelense, que inclui uma operação terrestre em direção à Cidade de Gaza. Tanques foram vistos na fronteira nesta segunda-feira, enquanto a aviação mantinha bombardeios.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas Palestinos, mais de 240 jornalistas foram mortos em Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.
Leia também: Israel mata seis jornalistas em ataque contra tenda de imprensa em Gaza