Apesar de cenário duvidoso, Erdogan deve sair vitorioso nas eleições turcas

15 maio 2023 às 09h39

COMPARTILHAR
A disputa presidencial entre Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu deve seguir para um segundo turno nas eleições da Turquia. Entretanto, a expectativa é de que o atual chefe de Estado vença o pleito e continue no poder. Da mesma forma, ele também deverá ter a maioria no parlamento turco.
Há 20 anos no poder, Erdogan parecia estar “balançando” na presidência da Turquia nestas eleições, mas o atual líder do país conseguiu 49,49% dos votos no primeiro turno, enquanto Kilicdaroglu teve 44,79%. Uma margem “apertada”, mas que pode ser considerada suficiente para a reeleição. Outro detalhe é o 3º colocado, Sinan Ogan, com 5,17% do percentual, que é aliado do atual líder e que não deverá passar votos para a oposição.
Até o momento, cerca de 91,93% das cédulas de voto foram apuradas pelas autoridades, segundo Ahmet Yener, chefe do Conselho Eleitoral Supremo da Turquia.
Apesar da possível vitória de Erdogan, o cenário sugere uma sociedade turca “dividida”, algo que não ocorreu nas últimas eleições. A Turquia atualmente vive problemas econômicos, incluindo uma inflação de 44%, fora que a resposta do governo aos terremotos de fevereiro também gerou impopularidade.
Por conta da atual conjuntura, o discurso de Kilicdaroglu também foi mais aceito pelos turcos. Após inúmeras derrotas eleitorais, o líder político de 74 anos fez promessas relacionadas a fortalecer a democracia e as relações com a OTAN. Algo que Erdogan considerou ser uma conspiração de agentes estrangeiros.
Mesmo com o cenário desfavorável, o opositor demonstrou otimismo em relação ao segundo turno. No entanto, seus apoiadores estão incertos sobre o resultado final. Ao mesmo tempo, ele também pediu uma recontagem e verificação dos votos nas áreas de influência da oposição.