A Amazon anunciou nesta quinta-feira, 04, que demitirá mais de 18 mil funcionários por conta de incertezas econômicas. Segundo a empresa varejista americana, durante a pandemia da Covid-19, foram necessárias contratações imediatas para suprir a demanda do período. Entretanto, após uma queda no lucro líquido de 9% no ano durante o terceiro semestre, o cenário deverá levar aos cortes mais severos da história da multinacional. 

“Gostaria de compartilhar a difícil decisão, após o resultado de revisões adicionais, que é a eliminação de funções adicionais”, disse Andy Jassy, diretor executivo da Amazon, por meio de um comunicado. “Entre as reduções que fizemos em novembro e as que estamos divulgando hoje, planejamos eliminar mais de 18 mil cargos”, completou. 

Os trabalhadores que serão demitidos deverão ser informados a partir do dia 18 de janeiro, de acordo com Jassy. “Trabalhamos para apoiar quem será afetado, oferecendo pacotes com indenização, seguro médico temporário e ajuda externa para achar um novo trabalho”, contou o executivo. 

Atualmente a Amazon conta com um quadro de cerca de 1,54 milhão de funcionários, além dos trabalhadores temporários e sazonais.