COMPARTILHAR

A Prefeitura de Goiânia emite alerta à população sobre os perigos e consequências do hábito de queimar lixo urbano. A prática configura crime ambiental e causa diversos prejuízos aos moradores. No caso de resíduos plásticos, a queima ainda libera gases tóxicos (com odor característico). De acordo com a ONU Meio Ambiente, essa incineração ao ar livre é uma das principais fontes de poluição atmosférica. Aproximadamente 12% da maior parte dos resíduos sólidos municipais consiste de plástico, de diferentes tipos, e cerca de 40% de todo o lixo global é queimado, conforme constatado em um estudo intitulado “Poluentes tóxicos do Lixo Plástico – Uma Revisão”.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, ressalta ainda que muitas pessoas queimam folhas secas após varrerem seus quintais, achando que isso é inofensivo. No entanto, em questão de segundos, o vento pode espalhar as chamas e atingir as casas, colocando em risco a segurança das pessoas que nelas habitam.

Queimar lixo acarreta prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à integridade dos moradores. Foto: divulgação

Outro problema grave é o impacto na saúde dos moradores, especialmente em períodos de baixa umidade. A fumaça resultante das queimadas domésticas agrava doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite, sinusite e outras alergias. Além disso, a queima de certos materiais, como plástico, é extremamente prejudicial ao meio ambiente, liberando gases tóxicos que podem contaminar águas, solo e vegetação, afetando tanto humanos quanto animais.

A alternativa correta é varrer o quintal e a calçada, e em seguida, depositar as folhas e resíduos em sacos de lixo. A Comurg realiza a coleta orgânica em dias programados, conforme a programação disponível no site da Prefeitura e em suas redes sociais.

Outro ponto importante é a não deposição de entulhos em lotes baldios e áreas públicas, e é especialmente perigoso colocar fogo nesses resíduos. As consequências são similares à queima do lixo doméstico, porém com o agravante de que a remoção dos entulhos pode colocar em risco a segurança dos servidores públicos.

Para ajudar a população a lidar com resíduos de grande volume, a Comurg oferece dois serviços gratuitos. Os ecopontos, localizados em cinco endereços, recebem restos de obras, galhadas, restos de poda, pneus, móveis velhos e até óleo de cozinha usado. Além disso, o serviço Cata-treco busca em domicílio itens inservíveis como sofás, camas, guarda-roupas, colchões, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, computadores, entre outros. Os moradores podem solicitar o atendimento por meio do telefone 3524-855 ou pelo WhatsApp 98596-8555.