A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), Marina Silva, participa, nesta segunda-feira, 6, da abertura da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada em Luziânia, na Região do Entorno do Distrito Federal (DF). Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, o evento reúne até o dia 10 de outubro representantes do MMA, Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de estudantes e educadores de todo o país.

A conferência busca fortalecer o diálogo sobre a educação ambiental como instrumento de transformação social. Com mais de 800 participantes, entre além de turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o país, o evento propõe jornadas pedagógicas, pesquisas e produções de conhecimento voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas nos territórios.

Ao todo, 8.732 escolas de 2.307 municípios estão representadas. Desse total, 1.293 estão situadas em áreas de risco socioambiental e 158 atendem estudantes com deficiência (PcDs). Além disso, 1.478 escolas são da zona rural, com a participação de 186 escolas com representação indígenas e 139 unidades que atendem a população quilombolas, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal.

Entre 2003 e 2018, a conferência reuniu mais de 20 milhões de estudantes, professores e gestores. Considerado uma peça-chave no processo pedagógico de formação para a cidadania ambiental crítica e participativa, o evento retorna em 2025 após um período de interrupção. A realização é coordenada pelo colegiado da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), formado pelo MMA, MEC e MCTI.

Leia também: Quando tentam calar Marina, tentam calar todas nós