O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiânia (Cetas-Goiânia) fechou temporariamente as portas para a entrada de aves silvestres após a confirmação de um caso de avipoxvírus na unidade.

Segundo nota do Cetas-Goiânia, a interrupção do serviço deve durar até o dia 10 de dezembro de 2025, com suspensão tanto da entrada quanto da saída de aves.

Além da suspensão, o órgão informou que implementou ações de controle para evitar a transmissão da doença, incluindo a restrição temporária da saída de animais para reintegração, pesquisas e cativeiro. O Cetas reforçou que as medidas não afetam o recebimento de mamíferos e répteis, que não são suscetíveis ao vírus.

Durante a suspensão, os animais silvestres recolhidos pela pasta serão encaminhados às unidades de Caldas Novas e Catalão.

O avipoxvírus é uma variante de varíola que acomete exclusivamente aves, sem registros de transmissão para humanos ou outros grupos de animais. Entre os sintomas observados nas aves infectadas estão o aparecimento de tumores e dificuldade respiratória.

Leia também: Inmet emite alerta amarelo para tempestades em Goiás