Batalhão Rural recupera quatro araras filhotes de cativeiro ilegal

02 fevereiro 2023 às 14h12

COMPARTILHAR
O Comando de Operações do Cerrado (COC), em conjunto com Batalhão Rural, Batalhão Ambiental e Serviço Aéreo do Estado de Goiás (SAEG), prendeu três homens por manter um cativeiro responsável por armazenar animais silvestres de forma ilegal e realizar abate clandestino de gado. A operação foi realizada nessa quarta-feira, 1º.
No local, foram encontrados 40 kg de carne imprópria para o consumo, além de carcaças de animais e quatro araras filhotes, vivas. As aves – três da variante Canindé, ou amarela, em extinção; e uma vermelha – eram mantidas dentro de uma caixa de papelão.
Segundo o tenente Daniel, responsável pelo caso, o local era utilizado para abater gados provavelmente roubados. “Percebemos que há até um cercadinho improvisado para os animais, com carcaças jogadas e de acordo com a Agrodefesa, essa não é a primeira vez. As carnes já estavam embaladas em sacos plásticos prontas para a entrega a algum receptador”, disse.
Os três detidos foram autuados por motivos diferentes. Um foi autuado por abate clandestino e multado no valor de R$ 3 mil, outro por manter animais silvestre em cativeiro, e o terceiro por porte de arma de fogo calibre 45, com 96 munições. Este, inclusive, foi o único que permaneceu preso.
As investigações seguem agora com a Polícia Civil.