A Prefeitura de Aparecida publicou, nesta última sexta-feira, 5, a 1ª Política Municipal de Arborização Urbana, pela Lei de n.º 3.851, com objetivo de aumentar o plantio e a manutenção da arborização pública visando a melhoria da qualidade de vida da população. Agora, o município se une à Goiânia — que conta com um projeto desde 2008 — com um documento que regulamenta as principais ações do plano.  O projeto é de autoria do vereador Tales de Castro (PSB) e foi sancionado pelo prefeito Leandro Vilela (MDB) ainda no dia 5.

Ao todo, foram incluídos cinco objetivos da pauta, sendo eles: reduzir as ilhas de calor e melhorar o microclima urbano; aumentar a cobertura vegetal na área urbana; melhorar a qualidade do ar e contribuir para a redução da poluição sonora; preservar e recuperar a biodiversidade local e estimular a educação e a conscientização ambiental da população.

Para cumprir as metas, foi requerido a contagem do inventário arbóreo público, identificando espécies existentes e áreas prioritárias para plantio, bem como a elaboração de planos periódicos de arborização urbana. Além disso, o documento pauta a preferência na plantação de espécies nativas e adequadas ao meio urbano. 

A Lei também prevê parcerias em instituições para promover a educação ambiental, incluindo nas escolas municipais, assim como campanhas públicas e atividades de incentivo de doação de plantas para o plantio.

Leia também: Sem sombra: Goiânia corta árvores altas para evitar danos a fios elétricos

Entenda avanços e mudanças que Plano Diretor de Arborização Urbana trouxe para Goiânia