O Governo de Goiás lançou, nesta segunda-feira, 13, a 5ª edição do programa Natal do Bem no Centro Cultural Oscar Niemeyer, dando início aos preparativos finais para o evento. A expectativa é que a edição de 2025 ultrapasse os recordes de visitas e atrações do ano anterior, com abertura prevista para o dia 14 de novembro.

A primeira-dama Gracinha Caiado afirmou que a exposição será o “maior Natal gratuito do país”, com previsão de mais de 2 milhões de visitantes. “Para mim, o Natal do Bem é a expressão mais bonita, mais forte do que é o trabalho social feito aqui no Estado de Goiás”, disse.

Entre as novidades detalhadas por Gracinha estão uma roda-gigante maior, o aumento no número de luzes de 2,7 milhões para 3 milhões e um novo túnel natalino com esculturas em 3D. A mostra deve contar com patrocinadores como Instituto Flamboyant, Equatorial Goiás, Grupo O Boticário, Saneago e Sesc, além de reforço na segurança pela Polícia Militar de Goiás (PM-GO).

Da mesma forma, aponta que devem ser ofertados quatro linhas de ônibus exclusivas da mostra para fazer o translado da população da Capital para o local, sendo uma linha da Praça da Bíblia e outra no Terminal Isidória. Enquanto isso, as outras duas linhas devem ser gratuitas, com sede na Praça Cívica e no Shopping Flamboyant.

Apesar de sediado em Goiânia, o evento deve se expandir por todo o Estado com a distribuição gratuita de brinquedos. “Em todos os 246 municípios, o Natal do Bem está presente, levando cerca de 1 milhão de brinquedos comprados para serem distribuídos. Como todas as ações sociais que fazemos, a proporcionalidade é feita através do cadastro”, explicou a primeira-dama.

Gracinha também anunciou uma entrega especial de brinquedos no Goiânia Arena: “Aqui em Goiânia, nós vamos distribuir 20 mil brinquedos, em uma festa linda que movimenta todas essas crianças, com sorteio de bicicletas doadas por empresários goianos.”

Estrutura quase pronta para entrega

A diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adyriana Caiado, afirmou que as obras de montagem do evento estão 55% concluídas, com conclusão prevista até dezembro. O Natal do Bem deve funcionar de de terça a domingo, das 18h às 23h, exceto nos dias 22 e 24 de dezembro, quando os horários serão, das 18h às 23h e das 17h às 21h, respectivamente. “Logo estará tudo pronto e lindo para essa festa que é o Natal do Bem”, declarou.

Ela destacou ainda a oferta de 12 mil vagas de estacionamento gratuitas, graças a uma parceria com o Instituto Flamboyant, e a participação de mais de 300 artistas, incluindo a cantora gospel Aline Barros, em parceria com o Sesc Senac.

Natal goianiense

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), afirmou que a Prefeitura vai colaborar com o evento por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), garantindo um fluxo seguro e organizado de acesso ao local.

A gestão também deve promover festas natalinas em 14 praças da capital, com destaque para a Praça Tamandaré.“Nós teremos um local definitivo que estamos estudando, mas queremos levar o Natal para vários bairros de Goiânia, em 14 pontos diferentes”, adiantou o prefeito.

Leia também: Entenda como o sequenciamento genético pode orientar a produção agrícola e a restauração ambiental