A empresa produtora de terras raras Serra Verde, em Minaçu, garantiu um financiamento de até US$ 465 milhões concedido pela Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (DFC, sigla em inglês), vinculada ao Departamento de Estado norte-americano, segundo a CNN Brasil.

O investimento integra a estratégia do presidente dos EUA, Donald Trump. O objetivo é criar rotas alternativas de fornecimento de minerais estratégicos, diminuindo a dependência dos EUA em relação à China, que concentra a maior parte da produção e do refino mundial desses insumos.

Conforme a rede de televisão, os recursos serão utilizados na mina Pela Ema, em Goiás, além de cobrir custos operacionais, refinanciamento de dívidas, formação de reservas financeiras e outras despesas associadas à transação.

A mina da Serra Verde é considerada uma das principais do Brasil e do mundo em terras raras. Pontuando que os elementos são essenciais para carros elétricos, turbinas eólicas, semicondutores e equipamentos militares.

Leia também: Única produtora do mercado mundial de terras raras fora da Ásia fica em Goiás