Senador Canedo busca topo no ranking nacional de identidade digital GOV.BR
08 janeiro 2026 às 09h35

COMPARTILHAR
Senador Canedo alcançou a terceira posição no ranking do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR. No entanto, o município já planeja novas ações superar o segundo colocado, Palmas, capital do Tocantins, e, a longo prazo, almeja até disputar a liderança atualmente ocupada por São Paulo. Ao mesmo tempo, o modelo da cidade desperta interesse de outros municípios do estado e da região metropolitana.
Segundo Maicon Samuel Azevedo, Superintendente de Governança de Dados e Transformação Digital, o resultado é fruto de um programa de transformação digital implementado nos últimos anos. Além de uma parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que busca modernizar e integrar os sistemas municipais, facilitando o acesso do cidadão e evitando cadastros duplicados.
“O prefeito (Fernando Pellozo) teve a ideia de criar um canal digital com foco na modernização dos serviços municipais”, contou Azevedo ao Jornal Opção. “Começamos sem uma secretaria específica e sem desenvolvimento interno, mas, nos últimos dois anos, foi uma caminhada para implementar o plano. O começo foi difícil, mas, depois que se pega o caminho das pedras, o planejamento estruturado e o alinhamento à política de governo digital fazem a diferença. O objetivo é ter uma identificação unificada, que garante segurança e acesso a ferramentas já existentes no Governo Federal”, afirmou ao Jornal Opção.
Agora, a cidade já planeja os próximos passos para alcançar a segunda, e quem sabe a primeira posição. Entre as iniciativas previstas estão a integração de novos sistemas, como implementação de prova de vida no Senapred, sistema de previdência do município. Além disso, a prefeitura vai integrar seus sistemas ao Balcão Gov.br, permitindo que cidadãos recebam orientações sobre serviços públicos digitais nos Veículo de Atendimento ao Cidadão (VNT) e em outros pontos de atendimento presencial, usando a identidade digital do portal. Fora outros sistemas que estão em processo de validação.
Com mais de 600 servidores atuando em um ambiente totalmente digital, a cidade se tornou referência estadual. “É um orgulho estar entre os primeiros colocados no Brasil e à frente de muitas cidades. Em breve, provavelmente, devemos subir para a segunda posição. Os próximos passos incluem a integração dos sistemas atuais e a ampliação da participação no ranking, com o objetivo de buscar o primeiro lugar, embora competir com São Paulo seja desafiador pelo porte”, finalizou.
O Ranking do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR avalia o grau de adoção da identidade digital pelo Governo Federal em municípios e estados. Ele considera a integração de sistemas, o uso em serviços públicos e a implementação de ferramentas que facilitam o acesso do cidadão e evitam duplicidade de cadastros. Quanto mais sistemas e serviços conectados à identidade digital, maior será a pontuação e a posição no ranking.

