Segunda maior produção do país, Goiás pode enfrentar riscos climáticos na produção de cana-de-açúcar
02 fevereiro 2026 às 13h22

COMPARTILHAR
Goiás pode ter riscos na produção de cana-de-açúcar por causa das chuvas irregulares, segundo a atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Embora o estado ainda tenha áreas favoráveis ao cultivo, a falta de água em parte dos solos pode aumentar as chances de perdas na safra. Essa situação também pode significar mais dificuldades no acesso ao crédito ou custos mais altos para contratar seguro rural.
Segundo o mapa do Zarc, grande parte das áreas cultivadas em Goiás se mantém em faixas de risco entre 20% e 30%, níveis de risco mais baixos. Embora grande parte das áreas fiquem em faixas de risco climático consideradas favoráveis, a exposição a eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, pode prejudicar a produtividade.
A nova versão foi elaborada com dados climáticos de 30 anos (1992–2022), analisou mais tipos de solo e passou a incluir municípios que antes tinham restrições para acessar crédito público. O Zarc também se se tornou referência obrigatória para concessão de crédito rural em operações de custeio acima de R$ 200 mil para linhas de financiamento oficiais. Além de servir de base também para a contratação de seguro agrícola.
Atualmente, a cultura da cana em Goiás concentra cerca de 11% da área plantada no país, ficando atrás apenas de São Paulo e à frente de Minas Gerais.
Leia também: Usinas são autuadas por manter 108 trabalhadores em condições análogas à escravidão em Goiás

