Saúde celebra Dia da Visibilidade Trans no HGG

26 janeiro 2023 às 11h51

COMPARTILHAR
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove, nesta quinta-feira, 26, o Dia da Visibilidade Trans – O Direito de Todos, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).
A programação é aberta ao público e conta com roda de conversa sobre direitos das pessoas trans, música, troca de experiências do Programa Transexualizador – Ambulatório TX, desenvolvido no HGG, e lançamento da exposição fotográfica Mundo trans. A iniciativa celebra o Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro.
O encontro tem apoio da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na pessoa da advogada Amanda Souto, e da Associação Goiana de Pessoas Trans (Unitrans). Eles terão representantes para discutir sobre retificação de registro, mudanças legislativas, atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e outras pautas que tangem os direitos básicos das pessoas transexuais.
O evento teve início com a apresentação da Casa Matamba, grupo goiano formado por pessoas pretas, trans e travestis que representam a cultura ballroom, conhecida também por dança vogue.
Em seguida, a roda de conversa contará com representantes da Comissão de Diversidade da OAB e de representantes do movimento trans em Goiás, que darão uma perspectiva de como é passar pelo processo transexualizador. Durante a solenidade, o cirurgião ginecológico do HGG, especialista em genética, João Lino Franco Borges será empossado como novo coordenador do Programa TX.
Com o objetivo de contar histórias de pessoas que se destacam no dia a dia, sejam em suas profissões, sejam na luta por garantias, 14 mulheres e homens trans foram convidados para a exposição fotográfica Mundo trans, em parceria com o fotógrafo Claudinei Britto, que contribuiu com projeto pela segunda vez. A exposição ficará disponível no HGG até o dia 1º de fevereiro.