COMPARTILHAR

A Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) retomou, na manhã desta quarta-feira, 1º, a captação de água no Ribeirão Sozinha, responsável por cerca de 50% do abastecimento do município. O bombeamento havia sido suspenso na terça-feira, 30, após identificação de contaminação por algas, que impossibilitou o tratamento da água.

Segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), a contaminação teria origem em um empreendimento agrícola localizado fora dos limites de Senador Canedo. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Ministério Público e a Polícia Civil foram acionados e abriram investigação. Uma força-tarefa monitorou a qualidade da água e realizou medições de pH, que voltaram a níveis adequados para o tratamento.

De acordo com a Sanesc, não houve prejuízo imediato ao abastecimento, já que os reservatórios estavam cheios no momento da suspensão. A companhia estima que o sistema esteja totalmente recomposto em até 24 horas e mantém equipes de plantão para eventuais emergências.

A prefeitura reforçou que a água já tratada nos reservatórios e na rede de distribuição não foi afetada pela contaminação.

Leia também: Senador Canedo realizará concurso para contratar 1,5 mil servidores