A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) avalia a possibilidade de retomar os rodeios em Goiânia. Ainda em fase de articulação, a ideia seria realizar o campeonato estadual da modalidade, com a etapa final sediada na capital. A iniciativa envolve conversas com a Secretaria de Estado da Retomada (SER), a Federação Goiana de Rodeio (FGR), a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e artistas do meio sertanejo.

Segundo o titular da Secult, Uugton Batista, caso o plano avance, há a possibilidade da etapa em Goiânia ser realizada no Parque Agropecuário, em agosto deste ano. “É uma cultura do goiano e do goianiense. Há anos não ocorre um campeonato goiano. Agora, a Federação estará junto, e o peão campeão aqui disputará o nacional, em Barretos, e, se vencer, seguirá para o campeonato internacional, em Dallas, no Texas”, afirmou ao Jornal Opção.

Batista acrescenta que está em estudo a realização de um campeonato com cerca de 20 etapas e que a iniciativa está em diálogo com o Governo de Goiás. “Estamos em conversação com o César Moura, da Retomada, que tem sido um parceiro do nosso governo. Muita coisa está dando certo por causa dessa parceria. Tudo isso está sendo articulado para viabilizar o retorno do rodeio”, afirmou.

A ideia é transformar Goiânia na capital do rodeio e para isso, o plano conta com ajuda de artistas do meio sertanejo. “Há anos que o campeonato não ocorre e é uma cultura nossa que temos que resgatar. Isso é desejo de vários artistas, inclusive, da dupla Matheus e Kauan”, conta. Ao mesmo tempo, o plano também busca emendas de parlamentares.

Leia também: Goiânia recebe evento fitness da América Latina com mais de 1.500 atletas; veja programação