O número de startups em Goiás cresceu 29% em 2025, segundo a segunda edição do Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação. O levantamento, realizado pelo Hub Goiás, iniciativa do Governo do Estado, identificou 273 startups ativas neste ano, contra 212 em 2024, distribuídas em 24 municípios e atuando em 69 segmentos diferentes.

As áreas com maior presença são AgroTech, SoftTech, HealthTech, Biotech, EdTech e ConstruTech, além de frentes como inteligência artificial, agronegócio, saúde digital, logística e novas tecnologias. “Temos investido de forma contínua na construção de um ambiente favorável à ciência, à tecnologia e ao empreendedorismo inovador, transformando ideias em soluções que geram impacto real na vida dos goianos”, disse o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Em dois anos, o Hub Goiás apoiou mais de 170 startups por meio de nove editais, com investimentos superiores a R$ 30 milhões do Tesouro Estadual. Entre as iniciativas está o programa Epicentro da Inteligência Artificial, que destina R$ 2 milhões e prevê a seleção de 150 startups de todo o Brasil, com etapas de pré-incubação, incubação online e presencial em Goiânia, além de apresentação a investidores.

O mapeamento também aponta a expansão do ecossistema para o interior do estado, com destaque para municípios como Rio Verde, Jataí, Anápolis e Aparecida de Goiânia. O levantamento identificou ainda 65 comunidades de inovação, que reúnem mais de 19 mil pessoas, além do crescimento de instituições acadêmicas e redes colaborativas, fortalecendo a integração entre universidades, mercado e poder público em Goiás.

Leia também: Com hubs e capital em expansão, Goiás fortalece ecossistema de inovação e mira interior como próxima fronteira