Marconi Perillo solicita ao TCE suspensão da construção de hospital oncológico pediátrico

29 setembro 2023 às 12h56

COMPARTILHAR
Marconi Perillo, ex-governador de Goiás e presidente estadual do PSDB, solicitou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apure se a obra do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás está dentro da normalidade. O Cora, como foi batizado o primeiro hospital público dedicado ao tratamento do câncer mantido pelo estado, foi lançada pelo atual governador Ronaldo Caiado (UB) em fevereiro de 2023. Marconi Perillo sugere a anulação do Termo de Colaboração firmado entre Governo e a Fundação Pio XII, implicando na suspensão da obra.
O Termo firmado entre o Governo de Goiás e a Fundação Pio XII está amparado na Lei 21.642/22, que autoriza o Estado a transferir recursos financeiros, por meio da Secretaria de Saúde, para a Fundação, destinados à implementação da unidade pública estadual de saúde, em Goiânia, com padrões semelhantes aos do Hospital de Amor de Barretos. A unidade será estruturada com 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica, além de casa de apoio para acompanhantes. O investimento será R$ 424 milhões.
Segundo estudos da Fundação Pio XII, cerca de 8,5 mil goianos se deslocam anualmente para Barretos em busca de tratamento contra o câncer. A inauguração da primeira etapa do Cora – a ala pediátrica – está prevista para agosto do ano que vem. Ainda segundo a Fundação Pio XII, existem 14 mil casos novos de crianças com câncer no Brasil e só sete mil leitos para tratamento, fazendo da doença o principal motivo de óbitos na infância.
Em julho do ano passado, Marconi Perillo ingressou junto ao Ministério Público Federal (MPF) para impedir um repasse de R$ 14 milhões do Governo de Goiás para equipar o Hospital de Palmeiras de Goiás, sua terra natal. O prefeito da cidade, então aliado do ex-governador, Vando Vitor (PSDB) afirmou que a atitude de Marconi era “puro ciúme eleitoral”, e que prejudicava sobremaneira a população do município. O CORA é celebrado pelo governador Ronaldo Caiado como o maior projeto do seu governo.