COMPARTILHAR

Itumbiara e Catalão, municípios no sul e sudeste de Goiás, podem ter novos voos da linha azul, garantiu o deputado Gugu Nader (Agir), presidente da Frente Parlamentar para Desenvolvimento da Aviação em Goiás. Segundo o parlamentar, até o fim do ano os aeroportos vão disponibilizar as novas linhas.

No ano passado, o deputado havia destacado a disponibilidade de novos voos no aeroporto de Itumbiara. “Fiz um requerimento para que o aeroporto da cidade, que já é preparado para receber viagens regionais, possa realizar voos para todo o Brasil”, frisou. A expectativa é que o município de Catalão também seja atendido.

De acordo com Gugu, uma demanda das companhias aéreas é a redução do ICMS em até 1%. O parlamentar levou a demanda para o Governador Ronaldo Caiado e possivelmente haverá discussão na diminuição do imposto. Gugu Nader destacou ainda que a proposta deve ser formalizada como um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“O objetivo é o desenvolvimento e integração entre Itumbiara e todo o Brasil”, Nader. Outra demanda da Azul seria a construção de um andar de embarque e desembarque nos aeroportos. O projeto será operacionalizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Redução do ICMS

Em janeiro de 2022, a questão do Diferencial de Alíquotas do ICMS (Difal) no Brasil era uma preocupação para empresas que realizavam compras interestaduais. O Difal foi introduzido pela Emenda Constitucional 87/2015, com o objetivo de redistribuir parte do ICMS para o estado de destino da mercadoria em transações entre contribuintes de diferentes unidades federativas.

A carga tributária resultante do Difal impacta principalmente as empresas que dependem de compras fora do estado, pois o tributo é recolhido pelo estado de origem da mercadoria, e o valor destinado ao estado de destino muitas vezes é significativo.

Desde a implementação do Difal, houve discussões e pressões por parte de empresários e entidades representativas para que o governo estadual considere as particularidades e impactos nas empresas. Algumas propostas foram apresentadas para alterar a forma como o Difal é aplicado, visando aliviar a carga tributária sobre os contribuintes.