COMPARTILHAR

A população goiana é a segunda que mais utiliza a Internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um percentual de 94% de acesso somente em 2024. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) também mostra que o Estado é protagonista na transição de telefones fixos para os telefones usuários, com mais de 95% dos domicílios registrarem a ausência do aparelho. 

Enquanto isso, o Distrito Federal foi a unidade federativa que registrou o maior percentual de usuários da internet em 2024, com quase 96% de acesso.  

Em um detalhamento demográfico, o levantamento apurou que a diferença entre o uso da Internet entre mulheres e homens continua elevada, com mais de 2 pontos percentuais de diferença entre os gêneros — 95,0% para as mulheres e 93,0% para os homens. 

Por outro lado, o instituto registrou que a população usuária de internet com mais de 60 anos cresceu em mais de três pontos nos últimos oito anos, com 77,3% em 2024, índice acima da média nacional com 69,8%. Além disso, a média de usuários de internet por telefone celular na faixa infantil também apresentou um crescimento, com uma taxa de 89,1% de adesão de crianças e adolescentes entre 10 a 13 anos. 

Em outro recorte, o órgão afirma que três em cada cinco crianças possuem telefone celular pessoal, com percentual de 59,7%, mas representa uma queda dos indicadores dos dois últimos anos de 60,4% e 62,6%, respectivamente. A pesquisa também infere que os goianos seguem o modelo nacional da substituição de telefones fixos por celulares móveis, conforme a pesquisa, mais de 94% dos domicílios goianos não apresentam o dispositivo eletrônico.

Leia também: Avião comercial com mais de 40 passageiros desaparece na Rússia

Moraes nega prisão de Bolsonaro, mas mantém restrições