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O Procon Goiás notificou nesta terça-feira, 29, a concessionária Enel para que a mesma preste esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços prestados. Ação ocorre após o aumento de reclamações sobre a interrupção e o mau fornecimento de energia elétrica no Estado, principalmente durante o período de fortes chuvas em Goiânia. A empresa terá o prazo de 48 horas para apresentar o relatório solicitado.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornelio, frisou que notificou a empresa para verificar se há defeitos ou não na prestação dos serviços. Em outubro deste ano, a concessionária já foi notificada pelo órgão quando anunciou a possível suspensão de serviços de manutenção no Estado.

“Com o início do período chuvoso, a nossa preocupação era que a situação pudesse se agravar. E o que temíamos está acontecendo”, relatou.

De acordo com o superintendente, as queixas sobre falhas no serviço de atendimento ao cliente, falta de luz em vários bairros e, principalmente, a demora no restabelecimento da energia elétrica aumentaram após o anúncio da venda da companhia para o Grupo Equatorial.

“A Enel está só esperando a autorização da Aneel para sair do Estado e, enquanto isso, podemos perceber uma falta de interesse por parte dela em resolver os problemas”, afirmou Levy. O superintendente reiterou ainda que o Procon Goiás está atento às movimentações da empresa. “Vamos fiscalizar de forma contundente as ações da Enel no Estado até o último dia”, garantiu.

Dentre os dados que deverão ser apresentados pela empresa, estão os Indicadores Coletivos de Continuidade e Coletividade para identificar quanto tempo a empresa deixou de fornecer energia; qual foi o prazo para restabelecer a ligação; valores de compensação aos clientes; além do relatório do tempo de atendimento das ocorrências emergenciais, com informações mensais, para o período de 2018 a 2022.

Por e-mail, a assessoria de imprensa da Enel informou que na tarde de quarta-feira, 29, foi notificada pelo Procon Goiás e destaca que segue à disposição das autoridades locais para prestar os esclarecimentos necessários.

A distribuidora alega que, na tarde da última segunda-feira, 28, duas fortes chuvas com rajadas de ventos acima de 70 km/h, atingiram várias regiões do Estado, incluindo Goiânia e a região metropolitana, que foram fortemente impactadas. “A força da tempestade causou severos danos à rede elétrica, que foram danificadas por quedas de árvores de grande porte e lançamento de galhos e objetos devido à força dos ventos”.

A companhia informa que aumentou em 190% as equipes em campo, nas regiões afetadas pelas chuvas, e o fornecimento de energia foi restabelecido para 99,9% dos clientes que foram impactados pela tempestade.

“Resultado de um trabalho ininterrupto e em conjunto que envolveu a remoção de árvores, em parceria com a Comurg, e reconstrução de vários trechos da rede elétrica que foram afetados, além da substituição de postes e equipamentos que foram danificados. A empresa reafirma que segue trabalhando normalmente para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia no Estado”, finaliza o comunicado.

*Matéria atualizada em 1º de dezembro de 2022 às 7h30 para acréscimo de nota da Enel