Sem laudo de segurança contra raios, Mutirama permanece fechado

09 julho 2025 às 13h36

COMPARTILHAR
O Parque Mutirama segue fechado e sem previsão de reabertura durante o mês de julho. Segundo a Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), responsável pela administração do local, o motivo é a ausência do laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que trata da presença de para-raios no local. A pasta informou que o documento é essencial para garantir a segurança dos visitantes e, por isso, o parque permanece fechado.
“Há um problema com o laudo do SPDA porque o contrato para a execução do serviço foi firmado na gestão anterior e foi pago integralmente, mas o serviço não foi executado”, contou o secretário executivo José Silva Soares Neto ao Jornal Opção. “Notificamos a empresa responsável e realizamos reuniões, inclusive vistorias no local e constatamos que os aterramentos e hastes de cobre dos para-raios não foram instalados. Isso impossibilita a segurança do parque e por isso o parque não tem condições de funcionamento”, acrescentou.
Em nota, a pasta declarou que está buscando alternativas legais para retomar o funcionamento do Mutirama o “mais breve” possível. “Estamos negociando a resolução do contrato da gestão passada. Esse é o principal entreve porque a Prefeitura deseja que o parque funcione, mas com segurança porque há de descarga elétrica nos brinquedos metálicos”, explicou o secretário executivo.
José Silva acrescentou que as obras no parque municipal estão ocorrendo em duas frentes: uma envolvendo a segurança e a outra a manutenção dos brinquedos. No entanto, ele ressaltou que a prioridade é garantir a segurança da população.
Cobranças
Durante a sessão desta quarta-feira, 9, os vereadores cobraram a reabertura do parque municipal durante o período de férias escolares. A Câmara aprovou um requerimento da vereadora Kátia Maria (PT), solicitando informações sobre o motivo do fechamento do local. Outros parlamentares também se manifestaram na tribuna, cobrando explicações.
Reabertura
Em abril, o consultor da Segenp e membro do Conselho de Governo de Goiânia, Flávio Rassi, informou que a pasta buscava reativar o Mutirama durante o mês de julho, período das férias escolares. O plano previa colocar de 60% a 70% das atrações em funcionamento e firmar parcerias com empresas do setor privado para auxiliar na manutenção dos brinquedos.
Leia também:
Com pelo menos 60% das atrações, Prefeitura busca iniciativa privada para reabrir Mutirama até julho