Secretaria de Educação reforma CMEIs de Goiânia instalados em antigas creches de placa do Estado
10 fevereiro 2026 às 14h00

COMPARTILHAR
A Secretaria Municipal de Educação (SME) está substituindo todas as unidades de ensino construídas com placas pré-moldadas. Ao todo, segundo a pasta, são 45 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e um Centro de Educação Infantil (CEI) nessa condição. A pasta informou que já R$ 70 milhões em infraestrutura e que já começou a construção de salas de alvenaria para substituir as antigas estruturas de placas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, os CMEIs de placa que ainda restavam eram antigas creches estaduais que foram doadas. “A Prefeitura herdou essas unidades no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000. Eram creches do Governo de Goiás, e muitas funcionavam no mesmo espaço que associações de moradores”, contou, em entrevista para o Jornal Opção.
“Antigamente, a creche tinha caráter assistencial, não educacional. Era ligada a entidades sociais, como as OVGs (Organização das Voluntárias de Goiás) aqui em Goiás. Então, quando a Prefeitura de Goiânia passou a assumir a creche como parte da educação municipal, herdou essas unidades antigas, que eram as mais precárias. E ainda temos alguns CMEIs dessa época, o que traz essa questão estrutural”, contextualizou Faria.
Segundo a secretária de Educação de Goiânia, restaram apenas 46 unidades, já que a situação das escolas de placa foi praticamente resolvida. Prevista no plano de governo do prefeito Sandro Mabel (UB), a substituição está sendo feita por meio de reformas executadas pelas próprias unidades. A pasta encaminha os recursos diretamente às escolas por meio do Escola Viva, previsto no Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie).
Além do CEI Anália Franco, os CMEIs de placa que estão passando por reforma são: Criança Feliz, Conj. Vera Cruz II, Conj. Vera Cruz VI, Pequeno Aprendiz, Márcia Lorena, Cantinho do Saber, Recanto da Criança, Jardim Nova Esperança, Recanto Infantil, Jardim Ana Lúcia, Vila Mauá, Setor União, Profa. Nair Lacerda Jubé, Andreia Cristina, Jardim Presidente, Vila Faiçalville, Parque Ateneu, Vila Legionárias, Jardim América 1, Parque Amazônia, Vila Redenção, Alto da Glória, Bairro Santo Hilário, Jardim das Aroeiras, Cecília Meireles, Criança Cidadã, Tempo d’Infância, Balneário Meia Ponte, Brincando e Aprendendo, Guanabara I, Guanabara III, Ciranda, Clemente Raimundo Salgueiro, Condomínio Rio Branco, Dra. Elizabeth, Herdeiros do Futuro, Vivendo e Aprendendo, Jardim Europa III, Dona Tita, Monteiro Lobato, Prof. Iacy Alba, Setor Perim, Setor Progresso, Vila Fim Social I, Vila Izaura.
Novas unidades
Ao mesmo tempo, a SME também pretende abrir novas unidades da rede municipal, mas, antes, quer concluir a construção de salas nas unidades já existentes. Só depois será definida a construção de novos prédios. No momento, a única nova unidade prevista é de um CMEI de ensino integral no Jardim Guanabara I.
Segundo a pasta, a unidade atenderá 160 crianças de 2 e 3 anos e será administrada por meio de parceria com o Instituto de Especialidades Conceito. A formalização ocorreu por meio da celebração de um Termo de Colaboração.
Leia também: ‘MasterChef’ das merendas: Prefeitura de Goiânia prepara concurso entre merendeiras da rede municipal

