COMPARTILHAR

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça-feira, 18, em segunda votação, o projeto do vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), presidente do Legislativo, que altera o símbolo utilizado para a identificação preferencial de idosos. A mudança vale para placas instaladas em locais públicos e privados.

A proposta substitui a atual imagem de um idoso curvado e com bengala, para um símbolo de uma pessoa mais ativa, ao lado da inscrição “60+”. Segundo o projeto, a ideia partiu do estudante Mateus Frata Naciff, de 10 anos, que, ao lado dos pais e dos avós, acompanhou a votação. “A representação do idoso através de uma bengala e dor nas costas é um desrespeito, já que esse não é o caso de todos”, disse.

A reserva de 5% de vagas em estacionamentos e o atendimento preferencial a pessoas com mais de 60 anos foram determinados pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Na justificativa apresentada ao projeto, o autor ressaltou ser importante que os idosos “se sintam representados pelas placas, que devem simbolizar um de seus direitos, e não se sentirem constrangidos pela forma como foram retratados”.

O parlamentar lembrou ainda que a qualidade e a expectativa de vida dos idosos vêm melhorando ao longo dos anos. “O perfil do idoso está diferente e a identificação visual referente a este grupo deve acompanhar, do mesmo modo, essas mudanças”, concluiu Policarpo.

O projeto prevê ainda que um decreto do Executivo regulamente a forma de substituição das placas e da fiscalização do cumprimento da lei, após sancionada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).